Galeria de Fotos

Estrela Guia (2001)

SINOPSE

Estrela Guia é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 18 horas, entre 12 de março e 16 de junho de 2001, em 83 capítulos, substituindo O Cravo e a Rosa e sendo substituída por A Padroeira. Foi a 58ª “novela das seis” exibida pela emissora. Estrela-Guia bateu recordes de audiência e se tornou uma das tramas mais bem-sucedidas do horário. Foi escrita por Ana Maria Moretzsohn, com colaboração de Daisy Chaves, Izabel de Oliveira, Fernando Rebello e Patrícia Moretzsohn, tendo direção de Denise Saraceni, Carlos Araújo e Ulysses Cruz, direção geral de Denise Saraceni e Carlos Araújo, com direção de núcleo de Denise Saraceni.

A emissora cogitou reexibir Estrela-Guia em 2004, porém, desistiu após Sandy & Junior não renovarem seu contrato como atores da casa. Estrela-Guia ficou conhecida como “a novela da Sandy” e os figurinos da personagem dela, ao estilo “new hippie”, fizeram moda naquele ano. Contou com Sandy, Guilherme Fontes, Rodrigo Santoro, Carolina Ferraz, Thaís Fersoza, Sérgio Mamberti, Thaís Fersoza, Fernanda Rodrigues e Lília Cabral nos papéis centrais.

Vídeo em Destaque

A novela Estrela Guia resumida em quase 30min. Programa exibido pelo Vídeo Show (TV Globo), no quadro novelão da semana.

ANTECEDENTES

“Eu precisava de uma menina de cerca de 17 anos, bonita, com ar de inocência, que tivesse carisma e principalmente que cantasse muito bem, porque era essa a minha história”. Moretzsohn sobre a escolha de Sandy para o papel de protagonista.

No ano de 2000, a Rede Globo começou a testar um formato diferente de novelas das seis. Apelidado “novela de verão”, a pretensão da emissora era usar a sazonalidade a seu favor (historicamente, no verão a audiência de todos os programas tende a cair) lançando uma novela com duração de apenas quatro meses.

Para escreve-la, Moretzsohn buscou ideias em vários filmes, como “Hair” (Milos Forman, 1979), “Papai Pernilongo” (Jean Negulesco, 1955) e “Presente de Grego” (Charles Shyer, 1987). Tudo girou em torno de Sandy na produção da novela. A história foi feita para ela, os capítulos escritos de acordo com as possibilidades que ela teria de interpretar, as gravações organizadas para não atrapalhar sua agenda.

A fictícia “Arco da Aliança”, onde a trama de “Estrela Guia” acontece, foi inspirada na comunidade alternativa “Frater Unidade”, em Pirenópolis, no interior do estado de Goiás.

 

ASSISTA A NOVELA ONLINE

Conteúdo Exclusivo Para Sócios do Fã Clube. Caso Você seja um sócio, é necessário fazer o LOGIN para visualizar este conteúdo.

Trilha Sonora